segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O QUE É MATEMÁTICA?


Bem, conceituar Matemática é complicado pois trata-se de uma construção coletiva da humanidade mediante seus problemas contemporâneos. A Matemática (linguagem do Universo) constituiu e constitui uma ferramenta poderosa para explicar, estudar, entender e intervir nos diversos segmentos de uma sociedade: política, clima, costumes, tomada de decisões, compreensão e previsão de fenômenos, etc. Cada indivíduo atribui subjetivamente o que é Matemática, em contextos diferentes pode ser a mola mestra da econômia ou mesmo o algoz das relações de mercado. Cabe a realidade a qual se insere ou mesmo a qual foco essa Matemática é vista, vivida e feita pelos seus criadores/usuários. Matemática é talvez a explicação numérica de todos os possíveis e também a forma de compreendê-los e então o método correto de neles intervir. Matemática é o estudo de todos os problemas e os meios corretos de solucioná-los. Matemática é o estudo de todas as grandezas, formas, números, etc. Eu não consigo definir o que é Matemática mas quando vejo a reconheço imediatamente.
Como é uma criação da humanidade dentro de um contexto específico da existência do próprio ser humano, a Matemática se aprimorou e evoluiu como a própria sociedade. História da Matemática é talvez o traçar dessa evolução, a busca dessa poderosa ferramenta pela sociedade, é também a história da própria superação do ser humano, a explicação da sua essência e traço cronológico de suas necessidades urgentes. Bem talvez História da Matemática e História da Humanidade se confundam numa única História que explica porque sobressaímos aos demais seres vivos e então dominamos as demais espécies.
Entender como se dá essa gama de conhecimentos é fator essencial para compreender quem somos, de onde viemos e talvez para onde vamos. Conhecer a nossa História é olhar para dentro de si e reconhecer-se como um importante interventor do meio, é acreditar que o Universo não é, e sim está. É preciso se dar contar que Matemática não nasce mas se constrói nas relações sociais, está incutida de modo implícito na visão de mundo, no desenvolvimento tecnológico, na econômia, na ciência, na religião, na cultura, nas relações de mercado, na tomada de decisões, nos desafios dos gestores das sociedades, etc. Compreender a História da Matemática é buscar a essência a gênese de nossa existência.
Como disse é preciso que o indivíduo entende o mundo como algo dinâmico que há sempre a corrida das conquistas acontecendo a todo momento que, da conquista dos mares à corrida espacial houve avanços gradativos, que o salto de qualidade decorre da compreensão que um indivíduo tem a cerca da informação que dispõe e dela cria novos possíveis. Ter o entendimento das raízes talvez seja a forma mais eficiente de aprender com os próprios erros e assim compreender que a pesquisa se faz com amadurecimento de velhas ideias. A História é talvez o fator crucial para a compreensão do contemporâneo, o amanhã dependerá muito do hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário