quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Números Surreais

Estes números foram criados por John Conway, o inventor do famoso Game of Life. Em 1974 foi publicado um livro, pelo matemático e professor Donald Knuth, a quem Conway confiou as suas ideias e com quem colaborou, no desenvolvimento de toda a teoria dos números surreais. Este livro, uma novela, marca a primeira vez em que um “livro de ficção”,e não uma publicação da especialidade, divulga, em primeira mão, uma novidade matemática importante... Knuth decide escrever o livro para poder transmitir o prazer que deu a ambos, ( e pode dar a qualquer um ), desenvolver um processo criativo em temas matemáticos!!!
O número surreal define-se da seguinte forma: é um par de conjuntos de números surreais previamente criados. Nesse par, os conjuntos que o constituem são conhecidos por “conjunto da esquerda” e “conjunto da direita”. Nenhum membro do conjunto da direita pode ser menor ou igual a qualquer membro do conjunto da esquerda.
Um dos aspectos mais curiosos desta teoria (visível, aliás, na definição acima, que é como que circular, ou tautológica) é que os números surreais são criados de (praticamente..) nada. O primeiro número criado, como não é de estranhar em tal situação, é zero, em que o “conjunto da esquerda” e o “conjunto da direita” são conjuntos vazios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário